19 ª Edição de do Curso de Estudos Africanos

Faça a Sua Inscrição Pelo Link Abaixo
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEm6cyPix9quSOaW6uuP6nx-YXB2TM4SbhoHhE_4ruXsMRdA/viewform
Estratégia: Pesquisar, Estudar e Difundir
Faça a Sua Inscrição Pelo Link Abaixo
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeEm6cyPix9quSOaW6uuP6nx-YXB2TM4SbhoHhE_4ruXsMRdA/viewform
Estratégia: Pesquisar, Estudar e Difundir
𝟯ª 𝗘𝗗𝗜ÇÃ𝗢 𝗖𝗨𝗥𝗦𝗢 𝗗𝗘 𝗔𝗡Á𝗟𝗜𝗦𝗘 𝗘𝗦𝗧𝗥𝗔𝗧É𝗚𝗜𝗖𝗔 𝗘 𝗣𝗥𝗢𝗦𝗣𝗘𝗧𝗜𝗩𝗔
(𝟮𝟲 𝗮 𝟯𝟬 𝗗𝗘 𝗔𝗚𝗢𝗦𝗧𝗢 𝗗𝗘 𝟮𝟬𝟮𝟰)
LINK DE REGISTRO DOS PARTICIPANTES
https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZYvdeyuqjksHNEsnHdfPYDxUEuYas8DaT80
BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR DE DEFESA (ESD) DO MINISTÉRIO DA DEFESA
Disponível em: https://www.gov.br/esd/pt-br/a-esd/biblioteca-e-repositório-institucional
Trata-se de uma biblioteca especializada em segurança e defesa e seu acervo físico conta hoje com aproximadamente 7 mil exemplares, sendo parte deles herança da antiga Biblioteca do Ministério da Defesa Integrante da Rede de Bibliotecas Integradas do Exército (REDE BIE), utiliza o Sistema Pergamum para gerenciamento de seu acervo.
REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL DA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG) DO MINISTÉRIO DA DEFESA
Disponível em: https://www.gov.br/esg/pt-br
O RI-ESG é um Repositório temático que reúne em suas Comunidades, Subcomunidades e Coleções, as seguintes áreas do conhecimento: Ciência e Tecnologia, Defesa, Desenvolvimento Nacional, Direito, Estratégia, Geopolítica, Logística, Mobilização, Relações Internacionais e Segurança. O objetivo é armazenar, preservar e divulgar a produção acadêmica da Escola, assegurando sempre que possível o livre acesso à versão integral dos documentos.
Bibliotecas da Marinha do Brasil
Bibliotecas do Exército Brasileiro
Bibliotecas da Força Aérea Brasileira
Biblioteca da Escola Superior de Guerra (ESG)
Biblioteca da Escola Superior de Defesa (ESD)
Sistema Nacional de Biblioteca Pública
Telefones úteis
Ministério da Defesa
Esplanada dos Ministérios – Bloco Q
CEP: 70049-900 – Brasília/DF
Telefone: +55 (61) 3312-8510
Centro de Análise Estratégica (CAE/CPLP)
Rua Aurélio Manave, Nº: 383 Maputo - Moçambique
Telefone: 2108-9743
“Contributo do Missão de Treino do União Europeia para a Defesa e Segurança de Moçambique”
𝑨𝒄𝒐𝒎𝒑𝒂𝒏𝒉𝒆 𝑷𝒆𝒍𝒐 𝒀𝒐𝒖𝒕𝒖𝒃𝒆 :
https://youtube.com/channel/UC9Jb87bzrih9eC_f9wDaTyw…
Estratégia: Pesquisar, Estudar e Difundir
Disponível em:
http://snbp.cultura.gov.br/bibliotecaspublicas/
Com o intuito de apoiar o desenvolvimento das políticas culturais nacionais voltadas para bibliotecas públicas municipais e estaduais, o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) realiza periodicamente a atualização da base de dados desses equipamentos culturais. A última atualização, em parceria com os Sistemas Estaduais e Distrital de Bibliotecas Públicas, foi realizada em 2022/2023. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail snbp@cultura.gov.br.
Confira abaixo o resumo dos dados:
municipais, distritais, estaduais e federais, nos 26 estados e no Distrito Federal
das quais 326 são municipais e 14 são estaduais
das quais 1755 são municipais e 17 são estaduais
das quais 436 são municipais, 3 são estaduais, 22 são distritais e 1 é federal
das quais 1436 são municipais, 7 são estaduais e 1 é federal
das quais 1295 são municipais e 5 são estaduais
PORTAL DE ACESSO ABERTO DA CPLP
Este projeto ambiciona promover, fomentar e impulsionar a edificação do «Espaço do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia da CPLP», mediante a criação do «Repositório Científico da CPLP / Portal de Acesso Aberto da CPLP».
Nas Declarações Finais dos Ministros que tutelam a área do Ensino Superior, da Ciência e da Tecnologia, a partilha de recursos e o fomento do acesso à informação e publicações tem assumido um lugar de relevo. Em 2013, os Ministros da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da CPLP inscreveram a criação do Repositório como uma ação prioritária para a consolidação da comunidade académica e científica da CPLP.
Em 20 e 21 de Maio de 2024, o Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP), acolheu a formação de técnicos de laboratório em matéria de CD4 (Grupamento de Diferenciação/Cluster of Differentation, em inglês), criada e ministrada pelos Serviços de Saúde da Cidade de Maputo, direcionada à técnicos de laboratório de Unidades Sanitárias da Cidade e Província de Maputo (civis e militares).
Participaram da formação, cuja abertura foi realizada pela Chefe da Repartição de Enfermagem do Departamento de Saúde Militar, Coronel Violeta, auditores provenientes do Ministério da Defesa Nacional (MDN), Estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (EMG/FADM), Ramos das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF), Escola de Sargentos das Forças Armadas (ESFA) e civis de Unidades Sanitárias da Cidade e Província de Maputo.
A formação decorre de uma parceria entre o Centro e o Departamento de Saúde Militar do EMG/FADM e teve lugar no Espaço CPLP, espaço multidisciplinar em torno dos objetivos da CPLP, em especial ao que prevê a cooperação em todos os domínios, permitindo a reflexão de temas transversais às componentes de cooperação, incluindo reuniões de seus integrantes e reuniões de Grupos CPLP, em Moçambique, contribuindo para o alcance dos objetivos e o aumento da visibilidade do CAE/CPLP e das atividades por si realizadas.
𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭é𝐠𝐢𝐚: 𝐏𝐞𝐬𝐪𝐮𝐢𝐬𝐚𝐫, 𝐄𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐫 𝐞 𝐃𝐢𝐟𝐮𝐧𝐝𝐢𝐫
A 25ª Reunião de Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CEMGFA/CPLP), realizou-se em 20 e 21 de Maio de 2024, em Bissau, sob a presidência da Guiné-Bissau, assumida pelo CEMGFA, General Biagué Na N´Ta.
Participaram da reunião todos os Estados Membros (EM) da CPLP, excepto Angola. Brasil esteve representado pelo Chefe do Gabinete do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Brasileiras, Vice-Almirante André Luiz de Andrade Félix; Cabo Verde, pelo CEMFA, Contra-Almirante António Duarte Monteiro; Guiné-Bissau, pelo CEMGFA, General Biague Na N’Tan (presidência); Guiné Equatorial, pelo Assessor para os Assuntos de Defesa, Brigadeiro-General Santiago Mba Sima Engonga; Moçambique, pelo Inspetor das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, Major-General André Messias Niposso; Portugal, pelo CEMGFA, General José Nunes da Fonseca; São Tomé e Príncipe, pelo CEMGFA, Brigadeiro-General João Pedro Soares Gomes Cravid e Timor-Leste, pelo Adido de Defesa em Lisboa, Coronel Mário Baptista Bersama.
Participaram ainda da Reunião o Diretor do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP), Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda, e o representante do EMGFA portuguesas no Núcleo Permanente do Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa (NPSPAD), Tenente-coronel Hugo Cristiano da Costa Baptista.
Na Reunião cuja conferência de abertura foi realizada pelo Ministro da Defesa Nacional da Guiné-Bissau, Engenheiro Nicolau dos Santos, foram abordados os seguintes pontos: (i) Análise da situação político-militar e de questões internacionais de defesa e segurança com eventuais implicações para os EM da CPLP; (ii) Matriz da Nova Visão Estratégica da CPLP, (iii) Relatório Anual da Componente de Defesa (CODEF); (iv) Plano de Acão da Componente de Defesa da CPLP para Implementação da Resolução 1325 (2000) do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre Mulheres, Paz e Segurança (2a Monitorizarão anual); (v) Célula CIMIC/CPLP; (vi) Colégio de Defesa; (vii) Exercício FELINO; (viii) Atividades e documentos do CAE/CPLP; (ix) XX Encontro de Saúde Militar e X Fórum de Saúde Militar da CPLP; (x) Calendarização de Reuniões dos órgãos da Componente de Defesa da CPLP em 2024 (XIX DPDN; XXIII MDN; XX DPDN) e ciclo de 2025.
Em sua intervenção, o Diretor do CAE/CPLP abordou sobre a situação político-estratégica das regiões onde os EM se inserem geopoliticamente, nomeadamente: África Austral, África Central, África Ocidental, América do Sul, Europa e Sudeste Asiático e suas eventuais implicações para os EM (Ponto i) e o Relatório de Atividades e Contas de 2023, Orçamento e Planeamento de 2024 e a proposta de 2025 (Ponto viii).
A despeito, Guiné-Bissau identificou a necessidade de regularização do pagamento das cotas, situação recorrente ao longo dos anos, cujo esforço está no nível político.
Todos os EM reconheceram o excelente trabalho desenvolvido pelo CAE/CPLP e reforçaram o estímulo à participação nas ofertas formativas e a via alternativa, telemática ou híbrida, para a promoção das mesmas.
𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭é𝐠𝐢𝐚: 𝐏𝐞𝐬𝐪𝐮𝐢𝐬𝐚𝐫, 𝐄𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐫 𝐞 𝐃𝐢𝐟𝐮𝐧𝐝𝐢𝐫