setembro 29, 2022

Abertura da 3ª Edição do Colégio de Defesa da CPLP e 17ª Edição Curso de Estudos Africanos

by CAE CPLP in Cursos

No passado dia 19 de Setembro de 2022, realizou-se no Auditório Gago Coutinho, presidida pelo Exmo. Comandante do Instituto Universitário Militar (IUM), Tenente-general António Martins Pereira, a Cerimónia de Abertura da 3ª Edição do Colégio de Defesa da CPLP e da 17ª Edição do Curso de Estudos Africanos (CEA22). A Exma. Sra. Ministra da Defesa Nacional, Prof. Dra. Helena Carreiras, proferiu uma mensagem vídeo alusiva ao evento, tendo-se seguido uma conferência proferida pelo General José Luís Caetano Higino de Sousa, Director dos Serviços de Inteligência Externa de Angola, subordinada ao tema: Principais dilemas de segurança em África: Contributos da CPLP para a segurança regional.

O 3º Colégio de Defesa da CPLP, realizado em cooperação com a Direcção Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) do Ministério da Defesa Nacional, decorre entre 19-23 de Setembro de 2022, em paralelo com o Curso de Estudos Africanos 2022, e é dedicado à “Geopolítica de África: O papel da CPLP na Segurança Regional”. Frequentam a 3ª Edição do Colégio de Defesa da CPLP, 272 auditores oriundos de todos os países da CPLP.

Em relação ao CEA22, este ano é dedicado à relevante temática da “Cooperação de Defesa na CPLP”, sendo frequentado presencialmente por um total de 48 auditores, oriundos de Universidades, Organismos Públicos e Privados, Embaixadas e Forças de Segurança e Defesa de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Moçambique, Timor-Leste e Portugal.

O CEA22 é também ministrado via telemática através de parcerias académicas estabelecidas com o Instituto de Defesa Nacional de Angola; o Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, sediado em Moçambique, e o Ministério da Defesa de Cabo Verde, na Cidade da Praia, num total de 170 auditores, perfazendo um total global de 228 auditores a frequentar o CEA22.

“Estratégia: pesquisar, estudar e difundir”

Deixe um comentário