setembro 17, 2022

CAE/CPLP Realiza a I Palestra do II Ciclo de Palestras

by CAE CPLP in Ciclo de Palestras

No dia 14 de Setembro de 2022, às 14H de Moçambique (GMT +2), o Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP), realizou a I Palestra do II Ciclo de Palestras, subordinado ao tema: ʺO Papel da CPLP para a Segurança e Defesa Internacionais: Perspectivas de Integração de um Contingente da CPLP em Missões de Treino da União Europeiaʺ.

Panfleto da Palestra

A palestra teve como objectivos:

  • Analisar o papel da CPLP para a segurança e defesa internacionais tendo em conta as perspectivas de integração de um contingente CPLP em missões de treino da União Europeia.
  • Reflectir sobre o papel da CPLP para a segurança e defesa internacionais e os desafios e oportunidades que se lhe impõem neste quesito;
  • Ponderar a viabilidade e exequibilidade de integração de um contingente CPLP em missões de treino da UE;
  • Identificar contributos e/ou perspectivas conducentes a integração de um contingente CPLP em missões de treino da União Europeia tendo presente a experiência dos EM nesta matéria.

O evento decorreu em formato híbrido. Presencialmente, mediante convite, no Espaço CPLP e por videoconferência, por intermédio da transmissão em directo (ao vivo) pelo canal do CAE/CPLP do ZOOM e YOUTUBE.

Os palestrantes da palestra foram:

  • Coronel Luís Brás Bernardino | Instituto Universitário Militar – Lisboa;
  • Tenente Coronel Fábio Arruda de Alcantara | Ministério da Defesa – Brasil.

A moderação foi realizada pelo Coronel Leonardo Baptista Silva Pereira, Adido de Defesa de Brasil em Moçambique.

A abertura do evento foi realizada pelo Comodoro Rogério Martins de Brito, Comandante da Missão de Treino da União Europeia em Moçambique (EUTM-MOZ).

O Evento contou com a presença de diversas entidades que colaboram com o Centro, nomeadamente: – Instituições de Defesa e Segurança, Diplomatas, Adidos Militares, Núcleos Nacionais, Académicos, Sociedade Civil, entre outros convidados interessados na temática.

Palestra

Estratégia: pesquisar, estudar e difundir”

Deixe um comentário