março 27, 2024

𝐒𝐮𝐛𝐜𝐡𝐞𝐟𝐞 𝐝𝐞 𝐀𝐬𝐬𝐮𝐧𝐭𝐨𝐬 𝐈𝐧𝐭𝐞𝐫𝐧𝐚𝐜𝐢𝐨𝐧𝐚𝐢𝐬 𝐝𝐨 𝐄𝐬𝐭𝐚𝐝𝐨-𝐌𝐚𝐢𝐨𝐫 𝐝𝐚 𝐀𝐫𝐦𝐚𝐝𝐚 𝐁𝐫𝐚𝐬𝐢𝐥𝐞𝐢𝐫𝐚 𝐕𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚 𝐂𝐀𝐄/𝐂𝐏𝐋𝐏

by CAE CPLP in Visitas

No passado dia 20 de Março de 2024, o Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) recebeu a honrosa visita do Subchefe de Assuntos Internacionais do Estado-Maior da Armada Brasileira, Contra-Almirante Leandro Ferrone Demétro de Sousa, tendo sido recebido pelo Diretor do CAE/CPLP, Coronel Tirocinado Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda.

Participaram ainda da visita o Adido de Defesa do Brasil em Moçambique, Coronel Vinícius Lacerda Vasquez e o Chefe da Cooperação Militar Brasileira em Moçambique, Capitão-de-Mar-e-Guerra Itamar da Silva dos Santos.

Em sua intervenção, o Diretor do CAE/CPLP agradeceu pela honrosa visita e enalteceu os bons laços de colaboração institucionais existentes entre o Ministério da Defesa Nacional do Brasil e o CAE/CPLP, assim como a Embaixada e Aditância Brasileira em Moçambique, ressaltando a importância e o simbolismo de que a visita se reveste no estreitamento e reforço dos laços de colaboração institucional existentes. 

Seguidamente, realizou uma apresentação sobre o CAE/CPLP que incidiu sobre a génese, missão, visão, objetivos, principais atividades realizadas, perspetivas e desafios do Centro, assim como o seu papel na dinamização da Cooperação de Defesa da CPLP e o seu enquadramento na arquitetura de Defesa da CPLP.

Adicionalmente, abordou sobre os constrangimentos causados pela inadimplência do pagamento de quotas pelos Estados Membros (EM) no cumprimento do Plano de Atividades do Centro, ressaltando o exemplo dado pelo Brasil neste quesito.

Abordou ainda, sobre a edição do livro “25 Anos de Cooperação de Defesa na CPLP”, da coautoria da Professora Doutora Kamilla Raquel Rizzi, da UNIPAMPA, cuja a versão eletrónica foi lançada aquando da cerimónia evocativa do 20º aniversário do Centro, realizada em 28 de novembro de 2023, e a revisão do Estatuto e Regulamento, cuja proposta final, resultante de discussões do Grupo de Trabalho constituído para o efeito, constituído por elementos de todos EM da CPLP, foi submetida a apreciação dos órgãos de decisão da Componente de Defesa da CPLP através do Secretariado Permanente Para os Assuntos de Defesa (SPAD).

Em sua intervenção, Contra-Almirante Leandro Ferrone Demétro de Sousa, agradeceu pela honrosa receção, hospitalidade e amizade com que foi acolhido assim como pela pertinente informação prestada sobre o CAE/CPLP e as actividades desenvolvidas e em curso, ressaltando a organização do Centro denotado pelas dinâmicas institucionais atuais, a que se consubstancia a visibilidade e o papel do Centro na dinamização da Cooperação de Defesa na CPLP e na promoção de reflexões e debates em torno de questões estratégicas atuais com interesse para a Comunidade.

Terminando, saudou a equipe de apoio do Centro, apelando maior entusiasmo e engajamento no cumprimento dos objetivos institucionais do Centro. Seguidamente, realizou-se uma visita guiada as instalações do Centro que culminou com a assinatura do livro de honra.

Fotos de ocasião

Deixe um comentário