O Embaixador de Timor-Leste em Moçambique, Exmo. Senhor Francisco Miranda Branco, acompanhado da 1ª Secretaria desta embaixada, Sra. Benilde Perreia, realizou uma visita ao Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP), em 22 de Agosto de 2023, tendo sido recebido pelo Coronel Tirocinado, Armindo Sá Nogueira Miranda, que se encontra a meio do mandato à frente da Direcção do Centro e a sua Equipe de Apoio.
Como parte do programa da visita, realizou-se uma apresentação sobre o CAE/CPLP que incidiu sobre a génese, missão, visão, objetivos e as principais atividades realizadas pelo Centro, assim como as perspetivas e desafios, e o papel do Centro na dinamização da Cooperação de Defesa da CPLP e o seu enquadramento na arquitetura de Defesa da CPLP.
Em sua intervenção, o Diretor do CAE/CPLP agradeceu pela honrosa visita ressaltando a importância de ter uma relação mais próxima com todos os Estados-membros, principalmente aqueles que tem honrado com os seus compromissos perante o Centro e a importância da colaboração entre as duas instituições no cumprimento dos objetivos institucionais do Centro. Ressaltou ainda que a visita se reveste de um grande simbolismo no estreitamento e reforço dos laços de colaboração existentes entre as duas instituições, manifestando total disponibilidade do CAE/CPLP continuar a colaborar com a Embaixada de Timor-Leste em tudo o que for útil, possível e necessário em prol de mais e melhor Componente de Defesa na CPLP.
Por sua vez, o Exmo. Embaixador de Timor-Leste agradeceu pela hospitalidade e amizade com que foi acolhido e pela pertinente informação prestada sobre o CAE/CPLP e as actividades desenvolvidas e em curso. Ressaltou a importância da revolução de 25 de Abril para a autodeterminação de Timor-Leste e de outros Estados-membros da Comunidade, abrindo portas para a sua interação com o mundo e principalmente com os outros Estados irmãos, unidos por razões histórico-culturais e linguísticas.
Ressaltou ainda a boa localização da sede do CAE/CPLP (Moçambique) , com Timor-Leste e Brasil no extremo oriental e ocidental respetivamente e Portugal no topo do triângulo estratégico da CPLP, que compreende 4 (quatro) continentes, e a sua centralidade em matéria de dinamização da Cooperação de Defesa da CPLP.
Reconheceu os constrangimentos criados com a inadimplência do pagamento de quotas por parte de alguns Estado-membros no funcionamento e cumprimento do plano de atividades do Centro e encorajou ao Diretor do CAE/CPLP e a sua Equipe de Apoio a continuarem a se engajar na missão e objetivos do Centro, promovendo a pesquisa e a cultura do pensamento estratégico para a CPLP para fazer face aos desafios e ameaças de natureza tao variada presentes no espaço CPLP.
A terminar, ressaltou que estão em curso contactos com o Ministério da Defesa Nacional de Timor-Leste no sentido de se nomear um Adido Militar em Moçambique que também será o Coordenador do Núcleo Nacional do CAE/CPLP, de modo a representar este país nas atividades do Centro. Seguidamente realizou-se uma visita guiada às instalações do Centro que culminou com a assinatura do livro de honra no Gabinete do Director.
“Estratégia: pesquisar, estudar e difundir!”