A decorrer no dia 24 de Novembro de 2022, às 14h de Maputo (GMT + 2h), no Espaço CPLP, o XXVI Seminário Internacional Político-Estratégico deste Centro, subordinado ao tema: “Desafios Securitários dos Estados Membros: Contributos para a Construção de uma Estratégia de Defesa da CPLP”, visa responder à uma das temáticas demandadas ao Centro pelos diversos órgãos da componente de defesa da CPLP, no âmbito do cumprimento dos objectivos da sua criação, designadamente: -Pesquisar, Estudar e Difundir conhecimentos no domínio da estratégia com interesse para a Comunidade.
A multiplicação dos conflitos intra-estatais e sua regionalização, induziu as organizações a consolidarem a cooperação no domínio da defesa e da segurança (CAE, 2021:2). Esta situação deve-se a um conjunto de factores políticos, económicos e estratégicos ligadas às questões de paz e segurança, justiça e injustiça, desenvolvimento e subdesenvolvimento, que sugeriu a existência de fortes fundamentos para que se pense que a política mundial entrou em um período de insegurança sem precedentes William (2008:345)[1]. Perspectivando-se, por um lado, as actuais décadas seriam potencialmente desastrosas e com convergência de perigos, a menos que uma acção colectiva sensata seja rapidamente levada a cabo.
Objectivos do Seminário
- Reflectir sobre os desafios securitários que se impõem aos Estados-Membros da CPLP;
- Partilhar experiências (estratégias) dos Estados Membros na mitigação dos desafios securitários que se lhe impõem;
- Identificar contributos para a construção de uma Estratégia de Defesa da CPLP.
O seminário contará com a presença de Militares, Diplomatas, Adidos de Defesa, Núcleos Nacionais do CAE/CPLP, Académicos, Sociedade Civil, entre outros convidados e pode ser assistido através dos canais digitais do Centro nas plataformas YOUTUBE e pelo ZOOM.
Programa:


𝐄𝐬𝐭𝐫𝐚𝐭é𝐠𝐢𝐚: 𝐩𝐞𝐬𝐪𝐮𝐢𝐬𝐚𝐫, 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐚𝐫 𝐞 𝐝𝐢𝐟𝐮𝐧𝐝𝐢𝐫