novembro 8, 2022

Director do CAE/CPLP Participa da XVI Reunião dos Directores de Política de Defesa Nacional ou equiparados dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DPDN/CPLP)

by CAE CPLP in Reuniões

O Director do CAE/CPLP, Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda, participou, nos dias 24 e 25 de Outubro de 2022, na Cidade da Malabo, capital de Guiné-Equatorial, da XVI Reunião dos DPDN/CPLP, durante a qual foram apresentadas e debatidas várias propostas para a dinamização da componente de defesa. O fórum é uma importante ferramenta para promover a integração da componente de defesa e estreitar a relação de cooperação existente com os países de língua portuguesa no domínio da Defesa.

Durante o encontro, foram discutidos assuntos de interesse comum, de cooperação no domínio da defesa, bem como sobre o aprimoramento da integração no âmbito dessa Comunidade, tais como questões relativas aos Exercícios Militares Conjuntos e Combinados da Série “Felino”, Colégio de Defesa e Agenda 1325.  

Nesta reunião, o Director do CAE/CPLP, interveio na oportunidade para agradecer a regularização das quotas pela Guiné Equatorial e para dar nota do esforço progressivo do CAE/CPLP para envolver a Guiné Equatorial, e a Guiné-Bissau em iniciativas desse Centro, tendo em consideração a próxima rotação da sua Direcção. Anunciou, também, o convite para participação do Coordenador do Núcleo Nacional da Guiné Equatorial e de mais um elemento do Núcleo Nacional na Reunião do Conselho Consultivo do CAE/CPLP, em 7 e 8 Fevereiro próximo, e a disponibilidade de receber elementos desses países em acções de formação de curta-duração tendo em vista a sua progressiva capacitação.

Nesse sentido, o CAE/CPLP disponibilizou-se a ceder à Guiné Equatorial as duas vagas que lhe foram atribuídas para participação na 4.ª edição do Colégio de Defesa da CPLP, podendo assim este Estado-membro beneficiar de 4 vagas para esse curso. Esta proposta será formalizada por escrito pelo Director do CAE/CPLP. Terminou, reconhecendo o esforço que a Guiné Equatorial tem desenvolvido e imprimido nas actividades do CAE/CPLP, consubstanciado também pelo pagamento das contribuições financeiras em atraso, e que permitem ao CAE/CPLP desenvolver e cumprir o seu plano de actividades.

Foto – XVI Reunião dos Directores de Política de Defesa Nacional ou equiparados dos Estados Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (DPDN/CPLP)

Estratégia: pesquisar, estudar e difundir

Deixe uma resposta