setembro 12, 2022

3.ª Edição do Colégio de Defesa e 17.ª Edição do Curso de Estudos Africanos

by CAE CPLP in Cursos

Organizada pelo Instituto Universitário Militar de Portugal (IUM), a 3.ª Edição do Colégio de Defesa da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a 17.ª Edição do Curso de Estudos Africanos (CEA) irão decorrer de 19 a 30 de Setembro de 2022, em formato híbrido, sendo presencialmente a partir do Auditório do IUM, em Lisboa, e virtualmente (online), a partir dos pólos nos Estados Membros (EM) da CPLP, incluindo o Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP).

A presente edição do CEA será realizada em simultâneo, durante a primeira semana (19 a 23 de Setembro), com a 3ª Edição do Colégio de Defesa, centrada ao «Curso de Geopolítica de África: o Papel da CPLP na Segurança Regional», em estreita coordenação com a Direcção Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) do Ministério da Defesa Nacional/Portugal.

Ambos cursos são destinados a Quadros Superiores, Diplomatas, Militares, Civis, Instituições Universitárias, Organismos da Sociedade Civil, entre outros (sendo os dois últimos por convite) dos Países de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de países amigos da CPLP.

O Colégio de Defesa e o CEA são um fórum de formação em assuntos de Defesa e Segurança, que promove a capacitação de Oficiais das Forças de Defesa e Segurança e Técnicos Superiores dos EM da CPLP, bem como a cooperação, o intercâmbio e partilha de conhecimentos e experiências.

A proposta de criação de um Colégio de Defesa da CPLP foi apresentada na XVI Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, realizada em São Tomé a 26 de Maio de 2015. Na XVII Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, realizada a 19 de Maio de 2016, em Díli, Timor Leste, foram aprovados os Termos de Referência que fundam o Colégio de Defesa da CPLP, tendo o Regulamento sido aprovado na XVIII Reunião de Ministros da Defesa da CPLP, em Malabo, em Guiné Equatorial, a 25 de Maio de 2017.

Estratégia: pesquisar, estudar e difundir

Deixe um comentário