A decorrer no dia 27 de Julho de 2022, às 15H00, nas instalações do CAE/CPLP, a II Palestra do I Ciclo de Palestras, subordinada ao tema: ʺOperações Combinadas: Desafios e Oportunidades para a Interoperabilidade e Projecção de Forças para a Componente de Defesa da CPLPʺ, visa analisar os desafios e oportunidades decorrentes das operações combinadas para a interoperabilidade e projecção de forças para a Componente de Defesa da CPLP.
Objectivos específicos:
- Partilhar experiências dos Estados Membros em matéria de operações combinadas, nomeadamente no que tange a interoperabilidade e projecção de forças;
- Identificar contributos conducentes a interoperabilidade e projecção de forças para a Componente de Defesa da CPLP no âmbito das operações combinadas;
- Identificar os desafios e oportunidades decorrentes das operações combinadas para a interoperabilidade e projecção de forças para a componente de defesa da CPLP.
Que desafios e oportunidades as operações combinadas remetem para a interoperabilidade e projecção de forças na Componente de Defesa da CPLP?
- De que forma se operacionaliza a Cooperação de Defesa da CPLP no âmbito das operações combinadas?
- De que forma as operações combinadas contribuem para o reforço das capacidades táctico-operacionais da componente de Defesa da CPLP?
- Que desafios se impõem a interoperabilidade e projecção de forças para a Componente de Defesa da CPLP no âmbito das operações combinadas?
A Palestra será realizada em formado híbrido. Presencialmente, nas instalações do Centro, Avenida Coronel Aurélio Manave nº 383, Bairro Sommerchield, Maputo, às 15H00 de Moçambique (GMT +2). E virtualmente atravês dos canais digitais do Centro nas plataformas Zoom e Youtube.
Horário dos Estados Membros da CPLP
- Angola, Guiné Equatorial e Portugal – 14H00
- Brasil – 10H00
- Cabo Verde – 12H00
- Guiné Bissau e São Tomé e Príncipe 13H00
- Timor Leste – 22H00
O Evento contará com a presença de Entidades de Instituições de Defesa e Segurança, Diplomatas, Adidos de Defesa, Núcleos Nacionais, Académicos, Sociedade Civil, entre outros convidados interessados na temática.
“Estratégia: Pesquisar, Estudar e Difundir”