No dia 28 de Junho de 2022, Exmo. Sr. Embaixador Carlos Alfonso Iglesias Puente, Embaixador do Brasil em Moçambique, realizou uma honrosa visita ao Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP), como parte de sua programação de despedida no âmbito do término do seu mandato em Moçambique, na qual se fez acompanhar doChefe do Setor Politico, Sr Pedro A. Penha Brasil e do Adido de Defesa do Brasil, Coronel Leonardo Baptista Silva Pereira.
A visita tinha por objectivo reafirmar a disponibilidade da Embaixada do Brasil em continuar a colaborar com o Centro no cumprimento das suas atribuições estatutárias, tendo em conta as dinâmicas actuais e os ganhos ja alcançados na Cooperação de Defesa na CPLP, na qual o CAE/CPLP assume um papel cada vez mais relevante na dinamização da mesma.
O Director do CAE/CPLP, Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda, agradeceu ao Embaixador do Brasil pela honrosa visita e manifestou a disponibilidade do Centro em continuar a colaborar com esta Embaixada, em tudo o que for necessário e possível, em prol do cumprimento dos objectivos instituicionais do Centro e da dinamização da Cooperação no domínio da Defesa na CPLP. Seguidamente, fez uma apresentação sobre CAE/CPLP, a qual incidiu-se sobre a sua génese, missão, objectivos, organização, realizações e projectos em curso, de forma a dar a conhecer a visita o funcionamento Centro.
Por sua vez, Embaixador do Brasil agradeceu pela honrosa recepção e pela exposição sobre CAE/CPLP feita pelo seu Director, que lhe permitiu ter uma visão mais alargada sobre as atribuições e funcionamento do Centro. Outrossim, enalteceu o trabalho feito pelo antigo Director do CAECPLP Capitão de Mar e Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo, cujas dinamicas por si criadas contribuiram, significativamente, para colocar o Centro noutro patamar, enaltecendo, igualmente, o trabalho levado a cabo pelo atual Diretor no sentido de imprimir uma maior dinâmica do Centro, nomeadamente no cumprimento da sua missão primária: pesquisar, estudar e difundir conhecimentos no dominio da estrategia com interesse para a comunidade.
Por último, realçou a importância do apoio institucional deste Centro na dinamização da Cooperação de Defesa e manifestou a disponibilidade da Embaixada do Brasil em continuar a colaborar com o Centro no cumprimento dos seus objectivos instittuicionais.
“Estratégia: Pesquisar, Estudar e Difundir”