fevereiro 16, 2022

Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda toma posse como novo Diretor do CAE/CPLP

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) emitiu segundo comunicado de imprensa que “teve lugar, no dia 9 de fevereiro de 2022, nas instalações do CAE/CPLP, na cidade de Maputo, a cerimónia de tomada de posse do novo Diretor do CAE/CPLP, Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda (Cabo Verde), nomeado em substituição do Capitão-de Mar e Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo (Brasil), que esteve no cargo desde 2019 até ao presente momento.

A Cerimónia foi dirigida por Sua Excelência Cristóvão Artur Chume, Ministro da Defesa Nacional de Moçambique em representação do fórum de Ministros de Defesa da CPLP.

Ao ato estiveram presentes o Embaixador do Brasil em Moçambique, o Diretor Nacional de Política de Defesa de Moçambique, os Adidos Militares da CPLP acreditados em Moçambique, os membros do Conselho Consultivo do CAE/CPLP, Oficiais Generais e Oficiais Superiores das Forças Armadas de Defesa de Moçambique, entre outros convidados.

Na ocasião o Ministro da Defesa de Moçambique enalteceu o trabalho desenvolvido pelo anterior Diretor e garantiu dar o apoio necessário para a realização das tarefas do novo Diretor.

De referir que o cargo de Diretor do CAE/CPLP obedece a um critério de rotatividade pelos Estados Membros por um mandato de 3 anos não renováveis.

A sua chegada às instalações do CAE/CPLP, no dia 4 de fevereiro, o novo Diretor nomeado, Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda foi recebido pelo Diretor cessante, o Capitão de Mar e da Guerra Francisco Evandro Rodrigues Camelo e toda a equipa de apoio. Seguidamente, o Director cessante fez uma apresentação, no espaço CPLP, em torno do CAE/CPLP, incluindo a apresentação das atribuições da Estrutura de Apoio do Diretor (Gabinetes), de forma a dar a conhecer ao Novo Diretor todas as atribuições relativas ao cargo, seguindo-se uma visita às instalações do Centro, onde lhe foi dado.

Em Cabo Verde, o Coronel Armindo Alcides Garcia Sá Nogueira Miranda desempenhou as funções de comandante da Guarda Nacional Republicana e Diretor Nacional de Defesa.

“Estratégia: pesquisar, estudar e difundir!”

A cerimônia foi transmitida ao vivo (em direto) pelo canal do CAE no Youtube, cujo vídeo está disponível no seguinte endereço eletrônico:https://youtu.be/HirB07YF8GM

O Jornal “O País” publicou uma matéria sobre a transmissão do cargo:http://digital.opais.co.mz/o-pais/20220210

“Estratégia: pesquisar, estudar e difundir!”

www.caecplp.org

Deixe um comentário