fevereiro 15, 2022

Africa Sessions – “Cibersegurança. Uma problemática global”

by CAE CPLP in Cooperação
O ciberespaço tem mudado a forma como nos relacionamos na sociedade dos dias de hoje, seja no contexto do indivíduo, das organizações, das empresas ou do Estado, eliminando as múltiplas barreiras societais, tais como a geográfica e o conceito de espaço e de fronteira, pois as distâncias físicas passaram a ser irrelevantes, ou a temporais, onde a questão dos fusos horários e da distância relativa perderam relevância e significado geopolítico e geoestratégico.

Por outro lado, o ciberespaço permite realizar uma diversidade enorme de atividades, sendo que muitas estão associadas ao desenvolvimento social e económico, mas outras decorrem de interesses perniciosos para a nossa sociedade. Estas últimas estão associadas a atores que se aproveitam da facilidade de anonimato que o ciberespaço permite, alguma sensação de impunidade, bem como da dificuldade de imputação, o que por sua vez prejudica a ação das forças que zelam pela proteção dos seus cidadãos, empresas e País, nomeadamente em África onde esta temática ainda é pouco trabalhada.

Neste contexto, considera-se que o carater assimétrico e disruptivo das ações que podem ser efetuadas também é uma caraterística particular do ciberespaço, o que torna mais complexa a ação de proteção e a defesa dos interesses dos cidadãos, das Empresas e dos Estados.

A cibersegurança atua neste domínio e tornou-se num paradigma essencial que passou a fazer parte da nossa realidade global e muito em particular em África. Neste contexto, importa discutir, compreender e estabelecer padrões de comportamento e regras de conduta que serão o garante de que mantemos a nossa integridade, segurança e soberania nacional.

Africa Sessions – “Cibersegurança. Uma problemática global”, a realizar em 17Fev22 – 18.00 horas – Lisbon Time.
Inscrições para participar (e para poder receber o resumo e o vídeo da conferência) no site:
https://africasessions.com/newsletter/africa-sessions-16-ciberseguranca-uma-problematica-global/

Deixe um comentário