dezembro 1, 2021

CAE/CPLP completou 18 anos

by CAE CPLP in Comemorações

Após intensa preparação da Comissão Instaladora do Centro de Análise Estratégica da CPLP (CAE/CPLP), no dia 28 de novembro de 2003, houve a cerimônia de inauguração da sede do CAE/CPLP, que foi presidida pelo Presidente da República de Moçambique à época, Exmo. Sr. JOAQUIM ALBERTO CHISSANO. Assumiu o cargo de primeiro Diretor do CAE/CPLP o então Coronel DOMINGOS SALAZAR MANUEL, Presidente da Comissão Instaladora.

Estiveram presentes à cerimônia diversos convidados, a destacar: Ministros da Defesa de Guiné-Bissau, Moçambique São Tomé e Príncipe; Chefe e Vice Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM); Diretor-Geral da Política de Defesa de Portugal, em representação de seu Ministro de Defesa; Embaixadores das República de Angola e República Francesa; Reitor do antigo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI), atualmente Universidade Joaquim Chissano (UJC); Comandantes dos Ramos das FADM; e Oficiais das Forças Armadas dos Países da CPLP. Naquele dia, assim escreveu o Exmo. Sr. JOAQUIM ALBERTO CHISSANO no Livro de Honra do CAE/CPLP:

“Saudamos os Ministros de Defesa dos Países Membros da CPLP pela sua iniciativa de criação do CAE. É uma iniciativa que une ainda mais os povos da CPLP e contribui para a consolidação da paz, solidariedade e do processo do desenvolvimento no mundo. Desejamos ao CAE os maiores sucessos.”

O CAE/CPLP é um órgão da componente de Defesa da CPLP, responsável pela pesquisa, estudo e difusão de conhecimentos, no domínio da Estratégia, com interesse para os objetivos da Comunidade. Nesses 18 anos, quatro Estados Membros estiveram representados no cargo de Diretor do CAE/CPLP. Respectivamente, os três primeiros diretores foram: Brigadeiro DOMINGOS SALAZAR MANUEL (Moçambique), Diplomata FRANCISCO CARLOS DUARTE AZEVEDO (Portugal) e Tenente-General LUÍS DIOGO DE CARVALHO (Angola). O quarto e atual Diretor é o brasileiro Capitão de Mar e Guerra FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES CAMELO, Oficial da Marinha do Brasil, tendo assumido o cargo no dia 21 de fevereiro de 2019.Para conhecer as atividades do CAE/CPLP, visite o sítio na internet e as redes sociais do Centro:

www.caecplp.org

Assistam ao vídeo comemorativo dos 18 anos da inauguração da Sede do CAE/CPLP, ao som da música Bachianas Brasileiras n° 2 – VI. Tocata (Trenzinho do Caipira), do brasileiro Heitor Villa-Lobos:

https://youtu.be/lvtKzf42xC4

“Estratégia: pesquisar, estudar e difundir!”


Deixe uma resposta