fevereiro 24, 2020

Diretor do CAE/CPLP completa um ano de gestão

by CAE CPLP in Comemorações

Em 21 de fevereiro de 2019, pela primeira vez, um brasileiro, CMG Francisco Evandro Rodrigues Camelo, tomou posse como Diretor do Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP), órgão da Componente de Defesa da CPLP, responsável pela pesquisa, estudo e difusão de conhecimentos, no domínio da Estratégia, com interesse para os objetivos da Comunidade, cuja sede está em Maputo, capital de Moçambique.

Neste curto período, notou-se um dinamismo significativo nas atividades do Centro do pensamento estratégico da comunidade lusófona, na qual se pode citar: recriação da sua página na internet (www.caecplp.org), presença em redes sociais, criação das publicações “Boletim Estratégico” e “Revista Estratégica”, realização de ciclo de palestras, implementação do primeiro “Colóquio Estratégico” e do Primeiro “Curso Básico de Análise Estratégica” (C-BAE), além de realizar a primeira Reunião de Coordenação com os Núcleos Nacionais, por videoconferência.

Houve melhorias para contribuir com a pesquisa, como a instalação de uma rede estruturada de computadores e servidor de arquivos, realocação e climatização de ambientes. Não obstante, foram realizadas melhorias para o conforto da equipe de apoio, composta de militares e servidores de Moçambique.

Para o ano de 2020, estão planejadas vinte e seis atividades, das quais muitas são abertas ao público, como as palestras, os colóquios e os seminários.

Como visão de futuro, a atual gestão busca conduzir o CAE para obtenção do reconhecimento como um centro de excelência de estudos de Estratégia. Inaugurado em 28 de novembro de 2003, o CAE/CPLP caminha para sua maioridade e reconhecimento de excelência, o que se dará ainda sob a Direção do CMG Evandro, que terminará em fevereiro de 2022.

“Estratégia: pesquisar, estudar e difundir!”

 

Foto 1 – Letreiro do CAE e Bandeira da CPLP, com inédita iluminação

 

Foto 2 – Nove bandeiras dos Estados Membros

Maputo, em 21 de fevereiro de 2020

FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES CAMELO

Capitão de Mar e Guerra

Diretor do CAE/CPLP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *