fevereiro 24, 2020

CAE promoveu o XIX Seminário Internacional Político-Estratégico

by CAE CPLP in Seminários

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) realizou o XIX Seminário Internacional Político-Estratégico, no dia 13 de fevereiro de 2020, subordinado ao tema “A Cooperação na Área de Defesa entre as Forças Armadas dos Países da CPLP: a Segurança Marítima e os Exercícios Conjuntos e Combinados”.

Foto 1 – Embaixador de Angola fez a abertura do Seminário

 

O Seminário teve lugar na Sala de Conferências do Clube Militar, e contou com uma audiência de cerca de 140 pessoas, entre os quais se destacam diplomatas, militares, acadêmicos e sociedade civil. As imprensas local e internacional também estiveram presentes, demonstrando muito interesse nas apresentações.  A abertura do Seminário foi realizada pelo Excelentíssimo Senhor JOSÉ JOÃO MANUEL, Embaixador de Angola em Moçambique.

Foto 2 – Exemplo de parte das apresentação dos Estados Membros

 

O Seminário contou com as apresentações de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal, que expuseram para o público, e ao olhar atento da imprensa, as experiências, perspectivas e visões de seus Países quanto à cooperação na Segurança Marítima e nos Exercícios Conjuntos e Combinados. Estes mesmos oradores participaram da IX Reunião do Conselho Consultivo do CAE/CPLP, ocorrido nos dias 11 e 12 de fevereiro.

Após um participativo debate, o Diretor do Centro, CMG FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES CAMELO, fez o encerramento do evento, agradecendo a presença de todos, e ressaltou que, nestes dias de Conselho Consultivo e Seminário,  as Estruturas Centralizada, composta pelos Diretor e Conselho Consultivo, e a Descentralizada, composta pelos Núcleos Nacionais de cada Estado Membro, materializam o organograma do CAE, no mesmo tempo e espaço.

O Diretor do CAE/CPLP atendeu à imprensa local e internacional, que prestigiaram o evento, respondendo às perguntas e enfatizando pontos das apresentações, ressaltando seu caráter sugestivo, tendo em vista que qualquer mecanismo de cooperação indicado somente se concretiza após estudo e diálogo aprofundados, com base nos interesse e vontade soberanas de cada Estado Membro.

Foto 3 – Exemplo de parte das apresentação dos Estados Membros

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *