dezembro 2, 2019

CAE/CPLP realizou o 1º Curso Básico de Análise Estratégica (C-BAE)


Aula-inaugural-da-direita-para-esquerda-Exmo.Sr_.-JONAS-FERREIRA-Ministro-Conselheiro-da-Embaixada-do-Brasil-e-Exmo.-Sr.-CAETANO-GUTERRES-Embaixador-de-Timor-Leste

O primeiro Curso Básico de Análise Estratégica (C-BAE) foi criado e conduzido pelo Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP), e teve lugar em suas próprias instalações, no período de 18 a 29 de novembro de 2019.  O C-BAE tem como propósito dotar o participante de conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas básicas para elaborar uma análise conjuntural político-estratégica preliminar.

 

No curso, houve a participação de auditores provenientes da Embaixada de Angola, Embaixada de Portugal, Ministério da Defesa Nacional de Moçambique, Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) de Moçambique , Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF), Academia de Ciências Policiais (ACIPOL), Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE), Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Universidade Joaquim Chissano (UJC) e Núcleo Nacional de Moçambique.

Da esquerda para direita: Exmo. Sr. PATRÍCIO JOSÉ, Vice-Ministro de Defesa Nacional, e o CMG EVANDRO, Diretor do CAE.

A aula inaugural foi realizada no dia 18 de novembro, tendo como orador o Exmo. Sr. CAETANO DE SOUSA GUTERRES, Embaixador da República Democrática de Timor-Leste em Moçambique, na  qual apresentou os principais aspectos da análise político-estratégica, feita pelos líderes timorenses, durante o processo da independência do País. Neste ato, contamos também com a presença do Exmo. Sr. JONAS GUIMARÃES FERREIRA, Ministro-Conselheiro da Embaixada do Brasil em Maputo.

O curso foi organizado em duas fases: uma fase teórica, cujos os instrutores foram o Adido de Defesa de Angola e Oficiais brasileiros e portugueses da Assessoria junto ao ISEDEF; e outra prática, sendo que nesta foram apresentadas metodologias, técnicas e ferramentas de análise, e realizado um trabalho prático, com o acompanhamento de uma equipe do CAE.

Instrutores do 1º C-BAE

 

No dia 29 de novembro de 2019, o Vice-Ministro da Defesa Nacional, Exmo. Sr. PATRÍCIO JOSÉ, presidiu a cerimônia de encerramento do 1º C-BAE, que contou com a presença de representantes de Embaixadas, Adidos Navais e representantes dos órgãos de procedência dos auditores que concluíram o curso. O Vice-Ministro parabenizou o CAE/CPLP pela inédita iniciativa e sucesso do curso.

Desde fevereiro de 2019, o CAE/CPLP é dirigido pelo Capitão de Mar e Guerra (CMG) FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES CAMELO, Oficial da Marinha do Brasil.

“Estratégia: pesquisar, estudar, difundir”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *