O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) realizou, no dia 10 de outubro de 2019, no Montebelo Indy Congress Hotel, na cidade de Maputo, Moçambique, o XVIII Seminário Internacional Político Estratégico subordinado ao tema “Desafios da CPLP na Resposta em Situações de Desastres Naturais: Caso dos Ciclones IDAI e Kenneth em Moçambiqueʺ.
O ato de abertura do evento foi realizada pelo Diretor do CAE/CPLP, CMG Francisco
Evandro Rodrigues Camelo, no qual enfatizou que os objetivos do seminário eram a busca das experiências, desafios enfrentados e ensinamentos obtidos pelos Estados Membros da CPLP na ajuda à Moçambique, por ocasião dos ciclones Idai e Kenneth, compilar e disseminar tais informações, observações e sugestões apresentadas, a fim de contribuir para a elaboração do “Protocolo de ações de resposta da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) à situações de catástrofes”, que atualmente é tema de estudo de um Grupo de Trabalho da componente de Defesa da CPLP.
O evento contou com seis apresentações divididas em dois painéis, ambos seguidos de debates. O seminário transcorreu pelas partes da manhã e da tarde e, pela primeira vez na história do CAE/CPLP, foi transmitido ao vivo para os Estados Membros, por videoconferência.
O primeiro painel, realizado pela manhã, teve como oradores: Dr. Adérito Aramuge (Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia – INAM); Dr. Hélder Cafala (Representante do Núcleo Nacional de Angola), que se deslocou de Angola para participar do Seminário; Comandante Carlos Guerra (Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil de Portugal – ANEPC), que se deslocou de Portugal para participar do Seminário; e Comandante Paulo Manuel Gonçalves da Silva (Adido de Defesa de Portugal em Moçambique). E a moderação foi realizada pelo CMG Marcos Magagula, Coordenador do Núcleo Nacional de Moçambique.
Por sua vez, na parte da tarde, o segundo painel teve como oradores o Secretário Ricardo Daskal (Chefe da Seção Consular da Embaixada do Brasil) e o Prof. Dr. Emílio Zeca (professor e pesquisador do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da Universidade Joaquim Chissano – CEEI/UJC). E a moderação foi realizada pelo Dr. Francisco Manuel (Núcleo Nacional de Angola), que também se deslocou de Angola para participar do Seminário.
O Evento teve a participação de uma centena de pessoas, com o destaque das presenças dos Embaixadores do Brasil, Timor-Leste, Cônsul de Cabo Verde, Adidos de Defesa, e representantes de embaixadas, de instituições do Estado, das Forças de Defesa e Segurança, de instituições acadêmicas civis e militares, e da sociedade civil.
O Seminário se debruçou sobre as dolorosas experiências que os desastres naturais podem provocar, recorrendo aos recentes casos de Moçambique, sendo enfatizado que a busca de uma eficaz capacidade de resposta às situações de catrástrofes afigura-se como um grande e complexo desafio para os Estados Membros da CPLP, porque tais eventos não conhecem fronteiras e exigem reações conjuntas, rápidas e coordenadas.
Após as apresentações e debates, o Embaixador do Brasil em Moçambique, Exmo. Sr. Carlos Alfonso Iglesias Puente, procedeu o encerramento do evento, destacando a relevância do tema na conjuntura dos Estados Membros da CPLP, e reconheceu a nova dinâmica empreendida pela atual Direção do CAE/CPLP e expressou a disponibilidade da para apoiar as atividades desenvolvidas por este Órgão.
Sou cidadão moçambicano, tenha a agradecer aos líderes dos países da CPLP pela iniciativa da criação do CAE e pelas acções concretas que têm desenvolvido em busca de ajuda aos seus membros num trabalho conjunto de coordenado. Meu grande anseio é que está comunidade busque uma solução imediata para dar fim a situação político militar que se vive no centro e norte de Moçambique. Bem haja a CPLP