setembro 26, 2019

O CAE/CPLP Realizou a Primeira Reunião por Videoconferência com a Escola Supeior de Guerra (ESG)

No dia 19 de setembro de 2019, o Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) realizou a primeira reunião por videoconferência com a Escola Supeior de Guerra (ESG), Instituto de Altos Estudos de Política, Estratégia e Defesa, integrante da estrutura do Ministério da Defesa

do Brasil. Do lado da ESG, participaram o CAlte Antonio Ruy de Almeida Silva,  Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação e Chefe do Centro Cordeiro de Farias, e o Cel MARIO FELIZARDO MEDINA, Chefe do Departamento Administrativo do Centro Cordeiro de Farias.

O Diretor do CAE, CMG EVANDRO, fez uma breve explanação sobre o histórico do Centro e  suas missão, visão de futuro, objetivos e principais atividades. O CAlte RUY teceu comentários sobre a ESG e suas principais atividades, com destaque ao Mestrado em Segurança Internacional e Defesa que abrirá vagas para a CPLP, bem como a possibilidade de uma parceria entre ESG e CAE.

O CAE tem interesse em estabelecer conexões com os institutos de Altos Estudos dos Estados Membros da CPLP, o que muito contribuiria com a missão do Centro, e esta iniciativa de contato com a ESG pode ser o caminho para um acordo de cooperação, a curto prazo, tendo em vista haver interesse mútuo.

Director e a Equipe do CAE/CPLP

Director e a Equipe do CAE/CPLP

Por fim, foi destacada que a presença do Prof. Dr. DANILO MARCONDES, do corpo docente da ESG, em Maputo, no período de 18 a 21 de setembro, e sua expressa vontade de rever o CAE, foi um providencial instrumento para o estabelecimento desse primeiro diálogo por videoconferencia entre este Centro e a ESG.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *