setembro 16, 2019

1º COLÓQUIO ESTRATÉGICO sobre o tema “Insegurança em Cabo Delgado”

by CAE CPLP in Cooperação

Convidados do 1º Colóquio Estratégico

O Centro de Análise Estratégica da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) realizou o “1º COLÓQUIO ESTRATÉGICO” sobre o tema “Insegurança em Cabo Delgadoʺ, no dia 05 de setembro de 2019, em suas instalações, com o apoio do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais da Universidade Joaquim Chissano (CEEI/UJC).

O evento contou com a participação dos Prof. Dr. EMÍLIO ZECA, docente e investigador do CEEI/UJC, Prof. Dr. JOÃO PEREIRA, docente e Diretor da Fundação Mecanismo de Apoio á Sociedade Civil (MASC), o Cel. XAVIER CADETE, docente do Instituto Superior de Estudos de Defesa (ISEDEF) e a Profa. Dra. ALCENIA ABUDO, docente e investigadora da Academia de Ciências Policiais (ACIPOL). Atuou como moderador o Dr. ENIO CHINGOTUANA, pertecente ao CEEI/UJC.

A abertura do colóquio foi realizada pelo Capitão de Mar e Guerra FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES CAMELO, Diretor do CAE/CPLP, agradecendo a todos pela presença, em especial aos oradores, provenientes de órgãos distintos, e por aceitar o desafio de apresentar seus conhecimentos sobre um assunto tão atual e delicado para a sociedade moçambicana. Houve a presença de representantes das Assembleia da República, Embaixadas, Forças de Defesa e Segurança, instituições acadêmicas e da sociedade civil, e de Adidos da Defe

Foto de família do 1º Colóquio Estratégico do CAE/CPLP

sa dos Estados Membros e de Observador Associado da CPLP.

Este foi o primeiro Colóquio Estratégico, uma iniciativa pioneira do CAE/CPLP que tem o propósito de congregar, num mesmo lugar e tempo, pesquisadores de um determinado assunto, dentro do domínio da Estratégia, a fim de realizar a partilha de  conhecimentos, por intermédio da exposição e do debate de suas pesquisas.

O Prof. Dr. EMÍLIO ZECA, Vice-Diretor do CEEI/UJC, fez o encerramento do colóquio, elogiando a realização do evento, classificando-o como sui generis. Agradeceu o comparecemento dos oradores e a presença dos convidados. Complementou, dizendo que o tema era discutido individualmente pelas instituições e o colóquio permitiu a divisão dos conhecimentos e a observação de muitos elementos de convergência e de complementaridade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *