agosto 19, 2019

CAE/CPLP visita a Embaixada de Timor-Leste em Moçambique

by CAE CPLP in Visitas

O Centro de Analise Estratégica da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CAE/CPLP) realizou uma visita à Embaixada de Timor Leste, no dia 14 de Maio do ano em curso. Esta vista enquadra-se num conjunto de visitas de cortesia que o centro tem vindo a realizar às representações diplomáticas dos Estados-Membros e dos Observadores Associados da CPLP.

No prosseguimento desta visita, a delegação Centro era composta pelo Capitão-de-Mar-Guerra FRANCISCO EVANDRO RODRIGUES CAMELO, Director do CAE/CPLP, e 4 membros de seus quadros, tendo sido recebida pelo Exmo. Sr. Caetano de Sousa Guterres, Embaixador da Republica de Timor-Leste em Moçambique, acompanhado de 2 membros de seu quadro.

Foto familia

Na sua intervenção, o Director do CAE/CPLP apresentou a equipe que o acompanhava e explicou que a visita tinha como propósito reforçar a existência de um órgão da CPLP em Moçambique e estreitar as relações do Centro com Timor-Leste, Estado Membro da CPLP desde 2002. De seguida, fez uma explanação sobre a organização, olhando na missão, perspectivas, desafios e principais actividades realizadas pela Instituição. O Director do Centro ainda aproveitou a ocasião para agradecer o apoio que este país deu ao CAE/CPLP e por ter honrado com seu dever enquanto Estado Membro e num gesto simbólico ofereceu-o uma revista do CAE/CPLP e terminou a sua intervenção convidando o Senhor Embaixador para proferir uma palestra no Centro, tendo aceitado prontamente.

Por seu turno, o senhor Embaixador de Timor-Leste na sua intervenção partilhou a sua experiência e do povo timorense enquanto membro da CPLP e enalteceu o papel desempenhado pelos Estados Membros da CPLP durante a luta de libertação desde país da ocupação do Indonésia e fez algumas questões de aprofundamento e respondeu as que lhe fora colocado. Por fim, aproveitou o momento para também proceder com uma oferta ao de um artigo de artesanato que na sua óptica representa uma das artes do povo timorense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *